Skip to content

Narrow screen resolution Wide screen resolution Increase font size Decrease font size Default font size
Início seta Estudos Diversos seta Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida - João 14:1–14 - ENTENDENDO E VIVENDO
Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida - João 14:1–14 - ENTENDENDO E VIVENDO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Kurt Berg   
22-Dez-2007
     Quando Jesus começa a falar em João 14, ele tinha acabado de dizer a Pedro que ele, de fato, lhe negaria três vezes. Imediatamente, ele muda o curso da conversação, debatendo os medos de seus seguidores com uma afirmação: “Não se turbe vosso coração”. Como dizemos, ele está focalizando a grande figura. Assim como descansamos no Senhor, estamos para assentar todos os nossos problemas em seu Filho também! Já que não podemos de jeito algum responder às grandes questões - imaginar nosso lugar na vida e navegar neste mundo louco - ele simplesmente nos diz que, ao pormos toda nossa confiança e crença em Deus Pai e no Filho, tudo será respondido.
    Apesar de os discípulos desfrutarem de um tempo precioso na companhia de  Jesus, enquanto ele caminhou pela terra, eles não estavam conseguindo compreender o que estava acontecendo e muito menos o que estava por vir. Jesus, então, confortou-os. Podemos olhar de volta para aquele momento e ver que Jesus teve de trazer esperança e confiança a eles. Deve ter sido problemático, até mesmo inacreditável, aqueles homens darem-se conta de que Jesus iria abandoná-los. Todavia, por crerem em Deus e no seu plano, eles poderiam continuar sua relação com Jesus.
Muitas moradas
   A noção de uma mansão com muitas moradas para todos deve ter sido bastante atraente para os palestinos do primeiro século. O que poderia ser mais distante da realidade de suas vidas oprimidas? De qualquer maneira, os seguidores de Jesus precisavam saber que suas vidas com ele não terminariam com sua morte. Ele havia lhes dito que esta vida era apenas a plataforma temporária para a glória da eternidade com o Pai.
Jesus deve ter desejado muito voltar a estar com seu Pai outra vez, longe da existência cruel aqui na terra... Contudo, precisava assegurar àqueles homens o fim do resultado: uma morada em glória com o Pai. Se essas pessoas eram tão cabeças-duras como somos hoje, Jesus deve ter exercitado uma tremenda paciência para explicar-lhes até as coisas mais simples, de novo e de novo... E, apesar de terem vivido mais próximos dele do que podemos conceber, não podiam compreender seu propósito de ter vindo a terra, de juntar uma multidão para ele e, então, partir abruptamente para algo inimaginavelmente maravilhoso. Imagine deixar sua vida passada para trás e seguir um homem que você acreditava ser Deus! Pense em viver diariamente com ele, conhecê-lo, estar ligado a ele, rir e chorar junto e experimentar toda parte da vida assim. Teria de compreender tudo que ele realmente era. A separação seria temporária; ele retornaria e levar-nos-ia para estar com ele. Não era o fim, e todos nós poderíamos ser parte disso.
Conhecendo o caminho
   Jesus era um homem paciente. Várias vezes, amavelmente, desenhou um quadro para seus seguidores: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). De novo, parece simples, mas estamos densos. Como crianças, precisamos ser docilmente conduzidos, pacientemente encorajados e cuidadosamente ensinados. Nossa única rota para Deus é pelo seu Filho; ele é o Caminho. Siga seus passos e receba o prêmio. Ele é a Verdade. Existem tantas “pseudos verdades” que parecemos desesperados para segui-las; afinal, elas são tão atraentes... Mas ele diz a nós para rechaçar todas as tentações temporárias e confiar apenas na verdade de Cristo Jesus, pois ele é, definitivamente, a Vida. Você tem que fazer uma escolha. Você pode escolher viver regaladamente aqui na terra – tal escolha é cheia de ganância, egoísmo, sedução, prazer e de fontes aparentemente inesgotáveis de satisfação – ou você pode optar pelo caminho estreito que Deus preparou para nós. A estreiteza desse caminho é absoluta! Todavia, perdemos isso de vista quando nos comprometemos com o que é correto; substituímos nossa vontade pela dele. Não é fácil ajustar nossa vida para as únicas respostas: seu Filho, seu Mundo e sua Luz. E, por seguir esse curso, viveremos eternamente com ele.
Mais uma vez, Jesus exercita sua paciência. Parecia impossível para os discípulos conceberem a unidade de Jesus com o Pai. Mesmo após todo aquele tempo com ele, os homens realmente não sabiam que, por conhecerem Jesus, também conheciam Deus, o Pai. Eles queriam conhecer Deus, e precisavam ouvir que o Senhor estava ali mesmo, na frente deles, todo o tempo. Se conhecessem Jesus, então, conheceriam o Pai.
   Os pais pensam que exercitam uma paciência ilimitada com seus filhos. Jesus está dizendo: “Olá! Você está ouvindo? Toc, toc. Alguém em casa?” Não me admira que ele dissesse que devemos ser como as criancinhas... A abertura e a claridade da mente infantil fariam com que tivéssemos bem menos problemas em compreender a idéia de Jesus e de Deus como sendo um. Talvez precisemos ter isso martelado em nós, novamente... Não aprendemos facilmente! Os discípulos, sentados na primeira fileira do maior show já visto, ainda assim não percebiam !! E, se eles não puderam, como seremos nós capazes?

Seu trabalho

    “Pai, que está em mim, é quem faz as obras” (João 14:10). Assim, Jesus pacientemente trabalha com os homens que não parecem conhecer melhor. Se suas palavras são impossíveis de compreender, olhe o que tem sido feito aqui em nome de Deus!
Na própria época de Jesus, diante dos seus olhos, ocorreram o levantamento dos mortos; as curas; as mudanças físicas, meteorológicas e biológicas miraculosas, várias e várias vezes. Enfim, Jesus usará a idéia de seus Trabalhos para propelir seus seguidores no seu futuro. Após sua ida para o Pai, eles não devem chafurdar na lamentação e na perda, na  falta de orientação e de foco.
Eles precisarão lembrar-se da ação esquematizada para eles. Não somos salvos por nossos trabalhos, mas Deus quer que seus crentes saiam entre as pessoas e façam o seu trabalho. O de Deus é restaurar o homem para o seu caminho, além de prepará-lo para uma relação eterna com ele.
   Nosso propósito como crentes é realizar trabalhos maiores aqui do que até mesmo Cristo fez. Isso parece impossível agora. “Tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” (João 14:13). Contudo, as ferramentas estão aqui; é só pedir e ele dará as mesmas para nós. Se nosso propósito derradeiro é glorificar Deus, seu pedido final é que nos conectemos intimamente com ele, peçamos em seu nome, e fortaleçamos nossas vidas com os trabalhos que ele nos pede para fazer.
Atualizado em ( 16-Jun-2010 )
 

Comentarios  

 
+1 #6 valdecy 24-12-2011 21:36
esse é o caminho que eu quero seguir,sou evangelico a 3 anos mais passo uma batalha muito grande minha esposa não é porisso seu que tenho que orar bastante. orem por mim 88630691
Citar
 
 
+1 #5 nilo 21-11-2011 16:24
Jesus, caminho,verdade e vida, nosso porto seguro.
Citar
 
 
+1 #4 sidnei 14-10-2011 09:51
Olá eu vivo na palavra de abraão ela me encina muito ela me fotalece por demais....
Citar
 
 
-3 #3 salvador B de Jesus 21-07-2011 21:38
Eu quero falar um pouco de Jesus;os homens procuram Deus pelo Universo,vão a cada planeta tentando acha-Lo;porém lá ele não está.Comentam sobre discos voadores e na existência de extraterrestres nas suas vi-
sitas aqui na terra;Jesus é um Extraterres-
tre,que veio até aqui para nos ensinar como
devemos fazer;poucos examinam este lado;
Ele é o unico Portal que conduz aqueles que reamente sonham com uma vida perfeita.Não adianta apelar para outros atalhos nenhum deles levam a salvação.
Não adianta querer fugir da presença do
Altissimo,todos se prostarão diante Dele
reconhecendo-o como o Unico Deus.
Citar
 
 
+3 #2 Hélen 21-04-2011 09:51
Nossa muito boa a explicação! Vem de Deus!!
Me ajudou muito
Obgda
Citar
 
 
+4 #1 Adolfo 17-10-2010 09:55
Veja que beleza
Citar
 

Adicionar comentario


Código de segurança
Atualizar

< Anterior   Próximo >

Language

Faça uma doação

ajude a manter o site e nossos projetos sociais!

Devocionais

Jogos
Devocionais diários


Receber em HTML?


Topo